Programa de Desenvolvimento de Facilitadores (TQR Latino)

Programa de Desenvolvimento de Facilitadores
(TQR Latino)

Uma formação para dar vida à vocação de servir que vive nas profundezas do ser humano, fomentando um processo de florescimento pessoal e de regeneração comunitária.

O Programa Latino de Desenvolvimento de Facilitadores do Trabalho Que Reconecta é uma refinada integração interna dos saberes e das aplicações do Trabalho Que Reconecta que permite o surgimento de facilitadores do TQR com um olhar contemplativo e proativo sintonizado ao momento atual de crise e oportunidade.

Nos últimos anos, o TQR tem sido implementado em vários contextos Latino-americanos – especialmente no México, Chile e mais recentemente Brasil. Esta experiência se conecta a uma linhagem de mais de quatro décadas para dar nascimento a processos valiosos que, como um laboratório comunitário, resultou na criação desta formação.

O Programa Latino de Desenvolvimento de Facilitadores do TQR surge da grande necessidade de responder de maneiras criativas às múltiplas crises atuais, e sugere que o caminho a seguir depende de um despertar de consciência considerável, uma sensibilidade socioecológica aguda e um profundo senso de serviço.

No final do treinamento, o participante terá explorado em detalhes os fundamentos filosóficos, paradigmáticos e práticos do TQR, preparando assim o terreno interno que caracteriza um facilitador do trabalho.

Aventura de Aprendizagem

Formar facilitadores do TQR com um compromisso autêntico de contribuir ativamente para o despertar de consciência necessário para gerar ações palpáveis ​​em serviço da vida ao nível pessoal, social, bio-regional e global.

Detalhes

  • Seis módulos que integram teoria e prática.
  • Formato híbrido presencial/virtual que permite aprender e integrar em um ritmo individual.
  • Duração sugerida entre dois e três anos.

Visão Educacional

A (eco) pedagogia do Programa Latino de Desenvolvimento de Facilitadores do TQR baseia-se em correntes de pensamento participativas, integrativas e compassivas que juntas ajudam na formação harmônica do indivíduo, desenvolvendo um olhar contemplativo e proativo sintonizado ao momento atual de crise e oportunidade.

Há mais de quarenta anos, o Trabalho Que Reconecta (TQR) de Joanna Macy e colegas tem ajudado a transformar a desesperança e a apatia ligadas à crise socioecológica através da reconexão do indivíduo com uma versão mais completa do seu ser.

A partir dessa reconexão, muitas vezes surgem ações colaborativas e regenerativas baseadas em uma visão renovada do mundo que nos liberta dos ciclos viciantes de pensamento e ação que contribuem para a destruição da Terra.


Estrutura

Módulo 1

Curso online e imersão da TQR

1a. Participação em nosso curso online (para mais informações clique aqui).

1b. Atendimento em uma imersão de 10 dias em El Trabajo Que Reconecta (para mais informações clique aqui).

Módulo 2

Acompanhamento e Supervisão

Cinco sessões com um ou mais membros da equipe. As sessões acompanham pessoalmente o processo de treinamento em nível psicoemocional, oferecem feedback sobre as práticas de reconexão e preparam para o projeto final.

Módulo 3

Serviço de reconexão

O serviço de reconexão é dividido em duas partes:

  • Planeje e facilite duas oficinas baseadas no Trabalho que Reconecta e
  • Organize e entregue uma sessão online para a comunidade de aprendizagem do El TQR Latin America.

Módulo 4

Habilidades de facilitação

A participação em cinco encontros virtuais se concentrou especificamente nos recursos e habilidades necessárias para desenvolver facilitação eficaz, genuína e transformadora.

Módulo 5

Projeto Final

O projeto final tem natureza transdisciplinar, o que significa que o resultado pode assumir múltiplas formas: desde uma instalação artística ou o desenho e execução de uma intervenção sociopolítica pacífica à geração de um currículo acadêmico, um ensaio ou um projeto audiovisual.

Módulo 6

Retiro de Facilitação

Atendimento no curso de facilitação com duração de 5 dias (3 dias completos e dois dias e meio). O retiro é participativo em termos do programa e da facilitação das sessões, incluindo espaços de feedback e co-criação.


O que você vai aprender?

  • Reforçar as capacidades internas para lidar criativamente com a crise socioecológica
  • Bom manuseio e regulação das emoções
  • Contribuir ativamente para o seu processo pessoal de florescimento
  • Reconectar-se com a natureza
  • Cultivar uma dedicação de serviço ao bem comum
  • Técnicas contemplativas e ferramentas colaborativas de resiliência
  • Explorar experimentalmente o valor e o uso do ritual
  • Ser uma parte ativa de uma comunidade com uma visão e comprometimento comuns
  • Projetar e facilitar espaços transformadores
  • Inspirar-se para atuar a serviço da vida na Terra
  • Aprofundar diversas experiências de conexão e enraizá-las de uma maneira genuína em sua vida e em sua profissão

Por que esta formação?

O Programa Latino de Desenvolvimento de Facilitadores promove uma clara visão interdependente do nosso papel no ecossistema global, qualquer que seja a nossa profissão. O treinamento constitui uma base sólida para o guia de mudança florescente se você está procurando contribuir positivamente para os desafios sócioecológicos e para o seu próprio crescimento.


Para quem é?

Para toda pessoa com um sério interesse em revelar o presente original e irrepetível de seu ser, e colocá-lo a serviço do bem comum.

Educadores, terapeutas, psicólogos, trabalhadores sociais, ativistas e pessoas relacionadas encontrarão interesse especial no treinamento.

Esta formação vem sendo pulsada pelo TQR Latino, e tem Adrián Villaseñor Galarza como facilitador guia.
Para mais informações, clique aqui.

Conheça outros Programas de Desenvolvimento de Facilitadores ao redor do mundo listados nesse link.