As Três Histórias de Nosso Tempo

As Três Histórias de Nosso Tempo

O Trabalho Que Reconecta nos convida a dar uma nova olhada no que vemos acontecer ao nosso redor. As Três Histórias de Nosso Tempo nos ajudam a fazer isso. Cada uma dessas histórias revela uma lente profundamente diferente por meio da qual podemos entender nosso mundo.

Essas histórias são:

1. As coisas como sempre foram (Business as Usual)
2. O Grande Desmoronamento
3. A Grande Virada

Todas as três simplificam realidades globais extremamente complexas. No entanto, elas podem nos ajudar a dar sentido ao que vivenciamos em nosso mundo e podem ajudar a esclarecer como queremos viver nossas próprias vidas e a nos engajar no trabalho de mudança.

1. As coisas como sempre foram (Business as Usual)

É a história da Sociedade de Crescimento Industrial e dos impérios coloniais baseados na Europa dos quais ela surgiu. O enredo central dessa história é sobre “sair na frente” e competir por lucro e poder por meio do “crescimento da economia”.

Essa história diz que as recessões econômicas, as condições climáticas extremas e a agitação social são apenas dificuldades temporárias das quais a sociedade dominante certamente se recuperará.

Há pouca necessidade de mudar a maneira como vivemos no mundo industrializado. A história funciona para manter o poder e o privilégio dos ricos. Essa história é continuamente reforçada pela mídia controlada pelas empresas.

Muitas pessoas apanhadas na Sociedade de Crescimento Industrial presumem que o Business as Usual seja a única realidade.

2. O Grande Desmoronamento

É a história contada por cientistas, jornalistas e ativistas corajosos que não estão sob o feitiço do Business as Usual. Muitos dos poderosos contadores de histórias do Grande Desmoronamento são líderes indígenas, descendentes de pessoas escravizadas e jovens.

Os sistemas vivos da Terra estão se desfazendo regionalmente há séculos. Sob a expansão e o domínio colonial, a extração de recursos da terra sempre andou de mãos dadas com a exploração das pessoas e de seu trabalho. Refinarias, minas e descarte de resíduos tóxicos estão localizados dentro e perto de suas comunidades.

O roubo da terra e da vida dos povos indígenas nas Américas, na África, na Austrália e na Ásia continua até hoje.

Desde seu início na Inglaterra, há três séculos, a Revolução Industrial foi impulsionada pela escravidão e pelo tráfico de africanos. A escravidão humana continua em muitos lugares e formas em todo o mundo.

Agora, o próprio clima está se desfazendo em todo o mundo, e a sexta grande extinção de espécies está em andamento. A extinção de insetos em todo o mundo está se acelerando. Furacões, terremotos, enchentes e incêndios florestais deixam milhões de pessoas sem abrigo, comida ou água potável.

As operações militares e os conflitos, bem como a fome e a seca, levam um número impressionante de refugiados a fugir para salvar suas vidas através das fronteiras. Muitos são rejeitados, encarcerados, escravizados ou relegados a campos de refugiados por anos a fio.

As corporações multinacionais e o 1% mais rico do mundo ficam mais ricos, enquanto os movimentos democráticos são reprimidos.

Esse é o Grande Desmoronamento.

3. A Grande Virada

A Grande Virada é a história da transição global da Sociedade de Crescimento Industrial para uma Sociedade que Sustenta e Celebra a Vida. É uma história de grande coragem, na qual muito foi perdido, mas muito foi salvo e a criatividade é abundante. Essa história está sendo vivida de forma vibrante hoje.

Na Grande Virada, a sabedoria das tradições indígenas e das práticas espirituais antigas nos ajuda a entender e vivenciar a interconexão de toda a vida. As atitudes mudam da exploração para o respeito, da extração para a regeneração, da competição para a cooperação.

Nossa solidariedade uns com os outros se aprofunda à medida que respondemos às crises do Grande Desmoronamento. Os movimentos pela justiça social proporcionam uma liderança essencial à medida que restauramos e renovamos os sistemas vivos da Terra. Na história da Grande Virada, nós nos unimos para agir em prol da vida na Terra.

O poder da Grande Virada vem de nossos esforços humanos nas Três Dimensões:

  • Realização de ações de contenção em defesa da vida,
  • Transformação das bases de nossa vida comum,
  • Mudança de percepção e valores.

Os frutos desses esforços se reforçam mutuamente. Muitos de nós estão engajados em projetos – de curto prazo ou para toda a vida – que envolvem as três dimensões.

As Dimensões da Grande Virada

No Trabalho que Reconecta, afirmamos e celebramos a história da Grande Virada, a mudança essencial para um modo de vida e uma economia política que serve e sustenta a vida.

Saiba mais aqui.


O texto acima foi traduzido do site oficial do Work That Reconnects ( Three Stories of Our Times )

Uma versão ampliada do texto pode ser encontrada no capítulo 1 do livro “Nossa Vida Como Gaia”
, de Joanna Macy e Molly Young Brown.